data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O corredor da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança esteve tomado pelas cores amarelo e preto nesta quarta-feira. A creche, localizada na Rua Venâncio Aires, Bairro Passo D'Areia, organizou uma feira de ciências, onde as crianças de 1 a 3 anos fizeram uma exposição e aprenderam mais sobre a importância das abelhas.
A ideia surgiu depois que a professora Patrícia Trindade Scremin, do Maternal, contou aos alunos que foi picada por uma abelha. A partir de então, foram feitas atividades lúdicas com a temática.
- No início, as crianças chamaram as abelhas de malvadas, por terem me picado. Por isso, eu resolvi ensinar mais sobre os bichinhos para elas. A partir de então, as outras professoras também gostaram da ideia e montamos essa feira, com desenhos, brinquedos, plantas, para simbolizar o pólen, fizemos bolo de mel, chá, tudo para falar da importância das abelhas para o meio ambiente - relata a professora.
A pequena Luiza Dambrós, 4 anos, aprendeu bem a lição. Além de fazer uma abelha de garrafa pet, ela aprendeu a função que as abelhas têm para o meio ambiente:
- Elas buscam o pólen para as florzinhas. Elas não são más, são bichinhos do bem - observa a aluna.
Santa Maria pode ter temporal nas próximas horas
Essa foi a sétima edição da feira, onde o trabalho de pesquisa e descoberta é feito com as crianças desde o Berçário até a Pré-escola. Os assuntos abordados são considerados de relevância a comunidade. A escola atende, atualmente, 386 crianças.
IMPACTOS DO ESTRESSE
Além da exposição sobre as abelhas, também foi montada uma atividade sobre estresse e alternativas de relaxamento, organizada pelas turmas de 4 e 5 anos. A ideia partiu dos próprios alunos, que observam momentos de estresse em suas famílias. A creche organizou um espaço com massagens, mandalas, jogos, chás e sucos para demonstrar alternativas naturais de relaxamento.
*Colaborou Janaína Wille